Vídeoendoscopia

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta, também conhecida simplesmente como endoscopia, é o exame do revestimento interno do tubo digestório superior. Utilizando um aparelho tubular, fino e flexível, capaz de gerar e capturar imagens em tempo real, percorre-se o esôfago, estômago e início do duodeno.

As principais indicações para sua realização são azia, regurgitação, dificuldade para engolir, tosse persistente, rouquidão, náuseas, vômitos, dor torácica, dor abdominal, anemia, emagrecimento, diarreia e outras menos frequentes. Trata-se de uma ferramenta diagnóstica muito utilizada não apenas por gastroenterologistas, mas também por clínicos, cirurgiões, otorrinolaringologistas, pneumologistas e cardiologistas. Através dela podemos identificar várias doenças como a esofagite de refluxo, hérnia do hiato, varizes de esôfago, gastrite, úlceras, câncer e outras.

Para sua realização é necessário que o paciente esteja em jejum absoluto por um período mínimo de 8 horas. Além disso, não deve utilizar antiácidos nas 12 horas antecedentes ao exame. Não há necessidade de suspensão das medicações de uso contínuo, inclusive anticoagulantes ou antiagregantes plaquetários.

O procedimento é realizado com o paciente deitado sobre o seu ombro esquerdo. Antes de se acomodar ele ingere algumas gotas de simeticona e, posteriormente, realizamos a anestesia da garganta com spray de lidocaína. Visando o seu conforto administramos uma leve sedação venosa, individualizada conforme as características clínicas de cada paciente, permitindo a introdução do aparelho sem qualquer desconforto. O tempo médio de duração é em torno de 10 a 15 minutos. Percorremos os órgãos citados estudando detalhadamente todas as suas paredes e, quando necessário, colhemos fragmentos para estudos complementares como histopatológico e a pesquisa do Helicobacter pylori. Em casos selecionados pode haver a necessidade de tratamentos específicos durante a endoscopia, caracterizando uma endoscopia terapêutica. 

Procedimento Rápido

O procedimento leva em média 15 minutos para ser concluído.

Resultado imediato

Após o exame o médico endoscopista explicará o resultado do procedimento.

Procedimento Seguro

O procedimento é praticamente isento de complicações e os desconfortos são pontuais.

Após sua conclusão o paciente é encaminhado para a sala de repouso onde permanece por um período de 30 a 60 minutos até que passe a sonolência induzida pelos sedativos. Durante este intervalo é oferecido um pequeno lanche e o médico endoscopista explicará sobre o resultado do exame e os eventuais procedimentos complementares realizados. Posteriormente será confeccionado um laudo para ser levado ao médico assistente. Respeitando as determinações dos órgãos reguladores, recomendamos que venha acompanhado por um adulto. 

O paciente deve evitar esforços físicos nas primeiras 6 horas após o procedimento, quando retornará às suas atividades diárias normais. Sugerimos uma alimentação inicial mais leve. Não é permitido ingerir bebidas alcoólicas e dirigir veículos automotivos nas 24 horas seguintes.   

Trata-se de um procedimento extremamente seguro e praticamente isento de complicações. As queixas mais comuns após a sua realização são um leve desconforto na garganta pela passagem do aparelho, discreta dor no andar superior do abdome em consequência do acúmulo de gases e mínima inflamação no local da administração venosa dos sedativos. São consideradas complicações muito leves, sem impactos significativos e de tratamento conservador.

Perguntas Frequentes 

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) detecta doenças do esôfago, estômago e duodeno, como hérnias de hiato, úlceras, gastrites, tumores, sangramentos, etc. Realizada com aparelhos modernos e finos e com sedação, a endoscopia digestiva alta atualmente é indolor e bem tolerada pelos pacientes.

É necessário estar em jejum absoluto à partir das 22:00 horas da véspera do exame. Além disso, não se deve utilizar antiácidos (ex: Mylanta Plus*, Pepsamar *, etc.) nas últimas 12 horas antecedentes ao horário do exame.

As principais indicações são dor no andar superior do abdome (“boca do estômago”), azia, regurgitação, dor torácica, tosse persistente, rouquidão, náuseas, vômitos, anemia, emagrecimento, diarreia e outras menos frequentes.

O procedimento é realizado com o paciente deitado de lado, sobre o seu ombro esquerdo. Inicialmente, ele ingere algumas gotas de dimeticona e, posteriormente, realizamos a anestesia da garganta com spray de lidocaína. Visando o seu conforto, realizamos uma leve sedação venosa, individualizada conforme as características clínicas de cada pessoa, permitindo a introdução do aparelho pela boca sem qualquer desconforto. Percorremos o esôfago, estômago e duodeno, estudando todas as suas paredes em busca de possíveis alterações. Quando necessário, colhemos fragmentos para estudos complementares como histopatológico e a pesquisa do Helicobacter pylori.

O exame é realizado sob sedação, implicando em uma leve sonolência após sua conclusão. Sugerimos, portanto, que venha acompanhado de um adulto e que não conduza veículos motorizados. Para sua maior comodidade, dispomos de uma garagem para visitantes no andar térreo (primeira entrada).

Deve-se trazer a guia do convênio autorizada (quando necessário*) e o pedido médico, e o laudo da última endoscopia, caso tenha realizado anteriormente.

*Qualquer dúvida favor entrar em contato pelos telefones (21) 2540-0087 ou (21) 2540-6819.

Concluída a realização da endoscopia digestiva alta o paciente deverá permanecer em observação por um período de 30 minutos, após o qual será liberado para sua residência. Durante este intervalo será oferecido um pequeno lanche e o médico endoscopista explicará ao paciente qual foi o resultado do exame e os eventuais procedimentos complementares realizados (exemplos: biópsias e polipectomias – retirada de pólipos). Posteriormente será confeccionado um laudo para ser levado ao médico assistente.

Em casa o paciente deverá evitar esforços físicos até 6 horas após o procedimento, quando retornará as suas atividades diárias normais. Sugerimos uma alimentação inicial mais leve, respeitando o fato de ter permanecido um período longo em jejum. Não ingerir bebidas alcoólicas e não dirigir veículos automotivos nas 24 horas seguintes.

Caso tenha a sensação de distensão abdominal (“barriga inchada com gases”), o paciente poderá tomar Luftal (dimeticona) 60 gotas de 6 em 6 horas até o alívio dos sintomas. Em caso de dor associada, utilizar também o Buscopan Composto (butilescopolamina/ Dipirona) 40 gotas de 6 em 6 horas até a melhora do quadro. Os pacientes alérgicos à dipirona deverão usar o Buscopan simples (somente Butilescopolamina). Persistindo a dor, não hesite em contatar o médico que realizou o exame para novas orientações.

Alguns pacientes poderão apresentar um leve desconforto na garganta proveniente da passagem do aparelho que em geral melhora após as primeiras 24 horas. Persistindo esta queixa, utilizar Fonergin 1 pastilha de 4 em 4 horas.

O aparecimento de febre nas primeiras 24 horas após o procedimento é muito raro , devendo sempre ser notificada ao médico.

Pacientes com veias muitos finas e portanto mais sensíveis poderão notar uma reação inflamatória no local da administração da medicação. Nesta situação fazer uso de compressa úmida morna no local, seguida de massagem com Trombofob pomada de 8 em 8 horas. Caso não melhore em 5 dias, favor contactar-nos para maiores esclarecimentos.

Esperamos com este informe ter apresentado as observações que julgamos importantes após a realização do exame realizado e colocamo-nos à sua disposição para atendê-lo mediante qualquer necessidade.

Trata-se de um procedimento extremamente seguro e praticamente isento de complicações. As queixas mais comuns, após a sua realização, são um leve desconforto na garganta, pela passagem do aparelho, discreta dor no andar superior do abdome, em consequência do acúmulo de gases no estômago, e leve inflamação no local da administração venosa dos sedativos.

Esperamos com este informe ter apresentado de maneira resumida e clara as informações mais importantes a respeito do exame marcado. Persistindo qualquer dúvida, será um prazer atendê-lo.

Como podemos ajudar?

Horários:
Segunda a Sexta  |  7h30 às 19h30

Contatos:
(21) 2540-0087
(21) 2540-6819
(21) 98988-3742 (whatsapp)

Localização:
Rua Garcia D’avila, 64/403 – Ipanema – RJ

× Como posso ajudar?