Procedimentos Auxiliares
Aspiração de secreções para estudos citológicos e microbiológicos
Procedimento de mínima complexidade que consiste na aspiração de líquidos que serão encaminhados para o laboratório para pesquisa direta ou cultura de agentes infeciosos.
Sua principal indicação é na investigação dos quadros de diarreia.
Biópsias endoscópicas
Procedimento de baixa complexidade que consiste na coleta de tecidos que serão encaminhados para o laboratório para estudo histopatológico (microscópico).
Realizado rotineiramente nas endoscopias digestivas altas para pesquisa da bactéria Helicobacter pylori. Ferramenta fundamental na investigação de várias doenças inflamatórias do aparelho digestório e para confirmação de suspeita de câncer.
Colocação de laço e clips
Procedimento de média complexidade utilizado para tratamento ou prevenção de sangramentos. Consiste no posicionamento de um dispositivo de nylon ou metal que permite a compressão mecânica do vaso sanguíneo.
O clip também pode ser utilizado para oclusão de pequenas perfurações secundária à ressecções endoscópicas como polipectomias ou mucosectomias.
Cromoscopia
Procedimento de mínima complexidade onde, através da aspersão de líquidos que tingem ou promovem uma reação, obtém-se uma melhor avaliação da superfície mucosa.
Os aparelhos de vídeoendoscopia de última geração são dotados de recursos de cromoscopia digital, substituindo a utilização dos corantes.
Dilatação de esôfago com balão hidrostático
Procedimento de média complexidade que consiste na insuflação de um cateter com balão em sua extremidade distal utilizando água. Este dispositivo é passado por dentro do canal do aparelho e posicionado no local desejado sob visão direta.
Trata-se de um recurso utilizado para o tratamento de doenças que causam redução da luz do esôfago como as estenoses pépticas (causadas pelo refluxo), estenoses actínicas (pós radioterapia) e estenoses de anastomoses (pós operatórios). Normalmente é realizado em sessões, com aumentos progressivos do diâmetro do balão, até que o paciente tenha sua deglutição normalizada.
Dilatação de esôfago com hastes
Procedimento de média complexidade, a dilatação do esôfago com hastes utiliza vários dispositivos alongados, rígidos, com a ponta afilada e diâmetros crescentes, que são passados às cegas pelo local do estreitamento guiados por um fio metálico previamente posicionado por via endoscópica.
Atualmente, sua principal indicação são as estenoses cáusticas do esôfago induzidas pela ingestão inadvertida destas substâncias. São necessárias várias sessões até alcançar um diâmetro que permita a normalização do trânsito esofágico.
Dilatação pneumática do esôfago para tratamento de Acalásia
Procedimento de média complexidade destinado ao tratamento de uma doença motora caracterizada pela elevação da pressão do esfíncter esofagiano inferior, válvula que separa o esôfago do estômago, prejudicando o transporte do alimento.
Utiliza-se um cateter com um balão em sua extremidade distal que, ao ser insuflado com ar, alcança pressões e diâmetros crescentes capazes de romper algumas fibras musculares da válvula hipertônica. É comum alcançar o resultado desejado em uma a duas sessões.
Eletrocoagulação com plasma de argônio
Procedimento de média complexidade onde, através da interação do gás argônio com o bisturi elétrico, promove-se a cauterização dos tecidos sem a necessidade de contato direto com a mucosa, diminuindo o risco de perfuração.
Têm como principal indicação o tratamento das lesões vasculares com potencial hemorrágico. Pode ser usando como alternativa de tratamento nos pacientes com reganho de peso após cirurgia bariátrica tipo “bypass”.
Esclerose de varizes esofagianas
Procedimento de média complexidade indicado para o tratamento de vasos dilatados que aparecem no esôfago em decorrência de doenças crônicas do fígado e que podem ocasionar sangramentos digestivos.
Utilizando um cateter com agulha em sua extremidade distal, injeta-se soluções dentro dos vasos capazes de gerar sua obliteração e desaparecimento.
Esta técnica foi quase completamente substituída pela ligadura elástica que apresenta resultados similares com menor taxa de complicações.
Injeção de toxina botulínica para tratamento de Acalásia
Procedimento de média complexidade destinado ao tratamento de uma doença motora caracterizada pela elevação da pressão do esfíncter esofagiano inferior, válvula que separa o esôfago do estômago, prejudicando o transporte do alimento.
Utilizando um cateter com agulha em sua extremidade distal, injeta-se a toxina botulínica interessando o local da válvula hipertônica, promovendo o relaxamento desta musculatura. Assim como para outras finalidades como no uso dermatológico, a toxina botulínica tem um tempo de ação limitado, necessitando ser repetida em intervalos programados.
Ligadura elástica de varizes esofágicas
Procedimento de média complexidade indicado para o tratamento de varizes no esôfago, complicação frequentemente vista em pacientes portadores de cirrose hepática e responsável por quadros de hemorragia digestiva alta.
Consiste na aplicação de bandas elásticas que estrangulam os vasos dilatados do esôfago, promovendo sua oclusão e desaparecimento. A técnica é semelhante à utilizada para o tratamento das hemorróidas.
Mucosectomia de lesões planas por endoscopia intervencionista
Procedimento de média complexidade indicado para remoção de lesões planas ou levemente elevadas, muitas delas com crescimento lateral, por vezes com potencial evolutivo para o câncer do tubo digestório.
Consiste na injeção de uma solução líquida abaixo da lesão, elevando-a e destacando-a dos planos mais profundo da parede, permitindo sua remoção com risco reduzido de perfuração.
Polipectomia de esôfago, estômago e duodeno
Procedimento de média complexidade indicado para remoção de lesões elevadas, com formato nodular, encontradas no esôfago, estômago ou duodeno, por vezes com potencial evolutivo para o câncer.
Utiliza-se um acessório conhecido por alça de polipectomia. Trata-se de um fio rígido conectado ao bisturi elétrico que, uma vez posicionado ao redor da lesão, permite o corte e a coagulação dos tecidos.
Polipectomia de cólon
Procedimento de média complexidade indicado para remoção de lesões elevadas, com formato nodular, encontradas no intestino grosso e que frequentemente apresentam potencial evolutivo para o câncer.
Utiliza-se um acessório conhecido por alça de polipectomia. Trata-se de um fio rígido conectado ao bisturi elétrico que, uma vez posicionado ao redor da lesão, permite o corte e a coagulação dos tecidos.
Tatuagem com tinta da china
Procedimento de baixa complexidade indicado para marcação de lesões que deverão ser acompanhadas endoscopicamente ou removidas cirurgicamente.
Utilizando uma agulha que passa por dentro do canal do aparelho, injeta-se tinta da china, também conhecido como nanquim, criando uma mancha enegrecida na parede do órgão. A tatuagem é duradoura podendo ser vista por dentro ou por fora do intestino, facilitando a identificação deste segmento.
Teste da urease para pesquisa do Helicobacter pylori
Procedimento de mínima complexidade utilizado para o diagnóstico rápido da bactéria Helicobacter pylori.
Durante a endoscopia são realizadas biópsias do estômago e os fragmentos colhidos colocados em um tubo de ensaio contendo ureia e um indicador de pH. Quando ocorre mudança de sua coloração significa que o teste foi positivo, confirmando a presença da bactéria.
Como podemos ajudar?
Horários:
Segunda a Sexta | 7h30 às 19h30
Contatos:
(21) 2540-0087
(21) 2540-6819
(21) 98988-3742 (WhatsApp)
Localização:
Rua Garcia D’avila, 64/403 – Ipanema – RJ